sábado, 11 de abril de 2009

Transformação do bem


Com o desejo de melhorar o espaço em que vivemos grupos brasileiros, inspirados em Richard Reynolds com seu movimento pioneiro "Guerrilla Gardening", criaram a "Jardinagem Libertária" cujo papel social anárquico é melhorar o espaço urbano por conta própria, usando-o como ferramenta para tornar a sociedade mais consciente e feliz.
Esses voluntários tornam pequenas paisagens áridas em jardins para todos contemplarem, sem pedir licenças, nem autorização da prefeitura.
Há grupos espalhados em todo o Brasil: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina... todos eles adotando canteiros e praças abandonadas.
Também dá para abraçar a causa de maneira formal, algumas prefeituras estimulam a adoção de praças e canteiros. Informe-se na sua cidade.
Só depende de nós tornar o local onde vivemos mais agradável, assim como disse Richard a uma entrevista no jornal The New York Times: "Nosso respeito ao espaço público se restringe a não destruí-lo. Mas raramente consideramos que podemos melhorá-lo. Assim, as áreas comuns da cidade acabam pertencendo a nenhum de nós, em vez de a todos nós. Há aspectos negligenciados na sociedade, e eu acredito que a nossa guerrilha pode ser a solução. As coisas poderiam ser muito melhores com um pouco mais de imaginação".
Um belíssimo exemplo de espírito comunitário! Até a próxima!


Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário