sábado, 7 de março de 2009

Dica de leitura


Essa dica, que complementa a postagem publicada em 6/3 sobre a abertura da 9a. Bienal de Design Gráfico, foi-me enviada por um grande cara, meu amigo Décio Lopes.
Trata-se
do livro “Anatomia do Design – Uma análise do design brasileiro”, publicado pela editora Edgard Blucher Ltda.
O livro chega ao mercado revelando o momento de maturidade que se encontra o design gráfico no país. O texto elaborado por críticos de peso no cenário cultural apresenta a análise de 300 projetos de diferentes mídias, selecionados entre 1.500 projetos importantes publicados nos últimos anos. É uma iniciativa crítica sobre a linguagem e produção do design gráfico no Brasil.
Nesta edição, a organizadora Cecilia Consolo estabeleceu nove núcleos conceituais que fogem da tradicional classificação por suportes e aponta para uma seleção por intenções estratégicas de projeto e de comunicação. Cada capítulo foi atribuído a um dos autores, cuja trajetória como profissional, historiador e crítico traz grande contribuição para a análise. A publicação acrescenta tanto para os profissionais como para os estudantes um embasamento profundo sobre todos os fatores envolvidos na ação projetual, desde conhecimento técnico à economia financeira. O resultado disso é uma anatomia do design gráfico brasileiro contemporâneo, que transcende a mera descrição de suas partes e expõe seu corpo a debates cada vez mais informados e aprofundados, à altura da relevância da profissão no cenário econômico, revelando o escopo e pensamento científico da área.

Sobre a autora
Maria Cecilia Consolo: Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Armando Alvares Penteado (1985) e mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Atua como designer desde 1978. É sócia-diretora da Consolo & Cardinali Design e Assessoria de Imagem Ltda., fundada em 1986. Especialista em design e gestão de marcas, design corporativo, design de informação, comunicação visual e linguagens gráficas para meios impressos e digitais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, é professora na graduação em design desde 1998, lecionando atualmente nas seguintes instituições: professor-adjunto da Fundação Armando Alvares Penteado e professor na FACAMP – Faculdade de Ciências Econômicas de Campinas.

Anatomia do Design – Uma análise do design brasileiro
Editora Edgard Blucher Ltda
Totalmente Colorido – Capa Dura
Formato: 20,5 x 25,5 cm
328 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário